Studio V Architecture recentemente venceu o concurso do Departamento de Transportes de Connecticut para projetar o desenvolvimento de 500 milhões de dólares do Centro de Transportes de Stamford e área adjacente. Previsto para ser o segundo maior do tipo na região depois do Grand Central Terminal, Studio V juntamente com a empreiteira Stamford Manhattan Development Ventures (SMDV), almejam transformar a estação congestionada atual em uma comunidade que reconecte o centro de Stamford com a região de South End e a orla da cidade. Mais imagens e a descrição dos arquitetos a seguir.
Studio V Architecture, em colaboração com Stantec no projeto urbano e Walter P. Moore no projeto do estacionamento, criam um projeto que prevê três edifícios novos bem como uma variedade de melhorias infraestruturais e urbanas em Station Place, Manhattan Street e South State Street, dentro de um raio de uma milha da estação de trem. O projeto voltado ao tráfego inclui um programa com usos diversificados em diferentes estruturas, incluindo mais de 55.000 m² de escritórios, 5.000 m² de varejo nas ruas, um hotel com aproximadamente 150 quartos e 150 unidades residenciais.
Simultaneamente, o projeto incorpora conceitos contemporâneos, inexistentes na era do Rockefeller Center: construção sustentável, painéis de vidro de alto desempenho, e formas arquitetônicas esculturais.
O projeto integra formas, materiais, programa e sistemas para criar um ícone arquitetônico nesta localização tão visada que define a porta de entrada para a cidade de Stamford. O novo conjunto em Station Place concentra o hotel, habitação e comércio nas calçadas e apresenta um revestimento curvilíneo em vidro que o envolve e estende-se acima da estrutura para proteger o terraço ajardinado que olha para a cidade. O edifício na Manhattan Street contém um jardim vertical em toda a superfície externa e inclui escritórios, um centro de conferências e habitação.
Em adição à arquitetura inovadora, a transformação da estação englobará melhorias na infraestrutura existente no entorno. O projeto incorpora novos passeios de pedestres, acessos para bicicletas, pavimentação inovadora, coberturas para os veículos que desembarcam e conexão entre plataformas e estacionamento. A visão para esta estação integra o projeto em uma série maior de características paisagísticas, incluindo telhados verdes, passarelas de pedestres ajardinadas e conexões com Mill River Park e Greenway.